Semana Santa Lages, Santa Catarina, Brasil

Sexta-Feira Santa

Após dois anos devido a pandemia, a Semana Santa aconteceu novamente!

O maior evento religioso do sul do Brasil e um dos maiores do país, foi emocionante, impactante e mostra como viveu Jesus Cristo em seu último dia de vida.

Desde 2014, fotografo a Semana Santa como forma documental, acompanhando alguns ensaios e os 4 atos que compõe este evento (1° Ato - Domingo de Ramos, 2° Ato - Quinta-Feira Santa - Lava Pés, 3° Ato - Sexta-Feira da Paixão e 4° Ato - Sábado de Aleluia - Ressurreição).


Neste ano de 2022, apesar de muito querer acompanhar ensaios e todos os 4 atos, devido a choque de agenda, acompanhei somente a Sexta-Feira Santa. Após 2 anos, foi um momento de muita reflexão e expor em imagens o que senti neste dia.


Quero aqui parabenizar a todos que fizeram parte da construção deste evento, que envolve mais de 100 pessoas, desde a organização como o Helio Furlan, Layon e outros nomes, como também quem se doa na parte da infraestrutura, fazendo com que tudo esteja 100% para a encenação. Aos que ficam na parte das vendas dos quitutes preparados com todo carinho. Aos amigos que encenam sob a direção do mestre Neto Arruda, as lágrimas que caem dos semblantes emocionados, não tem preço que pague.


A cada Semana Santa que passa, sinto que o trabalho e a dedicação de cada um que auxilia de algum modo, é gratificado pela emoção e reconhecimento de quem enfrentou o frio, vento gélido e os 500 degraus do Morro da Cruz para vê-los.


E que tão breve, estas imagens possam virar o sonhado Livro de Imagens da Semana Santa.

Tags

Sexta-Feira Santa Semana Santa Lages Movimento Tabor Semana Santa 2022 Lages Fom Conradi fotografia documental Fotojornalismo